Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de junho de 2014

O novo...


"Lembre-se de que mudança é vida. Em cada momento, permaneça disponível ao novo.



Quando as pessoas se apegam ao passado, as mudanças param, pois elas vêm com o novo. Com o velho, não existe mudança, mas as pessoas se apegam ao velho porque ele parece seguro, confortável, familiar. Você viveu com ele, então o conhece, tornou-se habilidoso nele, tem conhecimento a respeito dele. Com o novo, mais uma vez você será ignorante; com o novo, você cometerá enganos; com o novo, quem sabe para aonde ele irá? Daí surgi o medo, e, a partir desse medo, você se apega ao velho. E no momento em que você começa a se apegar ao velho, você interrompe o fluir. 
Permaneça disponível ao novo. Morra sempre para o passado. Ele está terminado! Ontem foi ontem e nunca poderá voltar. Se você se apegar a ele, estará morto com ele; ele se tornará seu túmulo. Abra o coração para o que está vindo. Dê as boas vindas ao nascer do sol e sempre diga adeus ao pôr do sol. Sinta-se grato, ele deu muito, mas, a partir da gratidão, não comece a se apegar a ele.
Se você puder se lembrar disso, sua vida seguirá desenvolvendo-se, amadurecendo. Cada novo passo, cada nova aventura, traz nova riqueza. E quando a vida toda é movimento, na hora da morte você estará enriquecido e terá conhecido algo tão grandioso do supremo, que a morte não poderá tirar coisa alguma. A morte chega apenas para as pessoas pobres, para aqueles que não viveram."

-Osho
Do livro: 365 Meditações Diárias, página 219

12 comentários:

  1. Lindo! Estou passando por um momento semelhante e acabo de me identificar totalmente com o texto. Realmente, você acaba de me ajudar muito. Preciso me abrir ao novo, a pessoas novas. Muito obrigado por todos os textos que você posta aqui, e só passei para dizer que você deve sentir muito orgulho de ajudar tantas pessoas... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito grata em saber, que mesmo os textos não sendo meus, consigo resgatá-los depois de tão esquecidos, alguns, nem tão lidos, e ajudar uma pessoa que seja! Obrigado pelo carinho, volte sempre!

      Excluir
  2. Que lindo amiga! Sempre escolhe uns textos ótimos. Bjuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu por aqui Tefy? Não sabia que gostava de blogs literários! Hahaha, obrigado amore, bjos!

      Excluir
  3. Belo texto, adoro as frases de Osho! Estava com saudade de comentar aqui, sempre dou uma passadinha mas não tenho tido muito tempo! Bijuuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo as frases e textos do Osho! Não tem problema, sei que tu estás sempre muito presente por aqui! Bjos!

      Excluir
  4. Adorei o texto, me fez chorar realmente temos que nos desapegar das coisas que já passaram e já se forram pena que não é tao fácil assim se desligar delas, o passado vive em nós... Blog:http://lullymakeup.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo... O passado vive em nós, e, muitas vezes, nem nos faz tão bem como deveria ;)

      Excluir
  5. Interessantissimo.
    Já cheguei a escrever algo semelhante com isso sobre se desapegar ao passado, ter medo do novo. Realmente, nós temos medo do que desconhecemos :(
    bju Val

    http://karinapinheiro.com.br/blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Permaneça disponível ao novo. Morra sempre para o passado." Estou levando como lição (:

      Excluir
  6. Belo Texto querida , amei essa parte Lembre-se de que mudança é vida. Em cada momento, permaneça disponível ao novo.!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, fico muito feliz! :)